O folículo piloso é uma estrutura dérmica tegumentar, constituída por 3 bainhas epiteliais e que é capaz de produzir pêlo.
A secção transversal do folículo piloso revela a existência de 3 zonas concêntricas de dentro para fora:
Bainha radicular epitelial interior
Bainha radicular epitelial exterior
Bainha radicular dérmica.
Essas bainhas rodeiam a raíz do pêlo, na profundidade da pele.
Cada pêlo tem uma raíz implantada no folículo piloso, e uma haste ( que é a parte do pêlo que emerge do couro cabeludo). O folículo piloso é a unidade de produção do cabelo.
Todos os dias, todos os nossos folículos pilosos produzem 1 milhão de novos queratinócitos. Estas células sintetizam a queratina, uma proteína fibrosa que compõe o cabelo e o torna extremamente sólido.
O folículo possui na sua extremidade inferior um bolbo com a papila dérmica na sua base. Aí, afluem os vasos sanguíneos encarregados de transportar os nutrientes e oxigénio necessários ao crescimento do cabelo. Acima do bolbo, encontra-se a glândula sebácea (origem da produção de sebo). Deste modo o cabelo é permanente lubrificado (no cabelo crespo essa lubrificação não é 100% efetiva devido a deficiente produção de sebo).
O cabelo branco incomoda a muitas pessoas e o principal é que não existe uma idade certa para a sua aparição, tudo depende da genética de cada um, estresse ou fatores externos. Há pessoas que afirmam que quando arrancamos um fio de cabelo branco crescem o dobro de fios brancos, isso é um "mito". Dá no mesmo se arrancarmos 1 ou 100 fios, porque a mudança da côr do cabelo deve-se a uma alteração nos melanocitos, que contêm melanina que é o pigmento responsável pela côr do cabelo e pele, e se o folículo produz menos melanina o cabelo continuará crescendo branco.
A prática de arrancar os fios de cabelo, pode danificar a unidade de produção do cabelo (folículo piloso) e provocar um traumatismo. Igualmente o uso de estilos de penteados muito apertados, podem provocar o arranque do folículo e traumatismo do couro cabeludo fazendo com que deixem de se produzir novos fios de cabelo.
Foto: Traumatismo causado por tranças apertadas.
Foto: Arranque de folículo piloso por tensão excessiva causada pelas tranças.