A caspa ( Pitiriasis simplex ou furfuraceae) é um tipo de transtorno da pele, que ocorre devido ao crescimento de bactérias ou fungos no couro cabeludo. Esta condição provoca comichão unida a formação excessiva de escamas de pele seca.
Uma combinação de factores originam a caspa:
- Malassezia furfur ( Pityrosporum ovale): esse fungo se encontra naturalmente na superfície da pele tanto de pessoas saudáveis como as que têm caspa. Ele metaboliza a gordura (sebo) humana, resultando em um produto secundário que é anti-higiênico. Quando o fungo cresce demasiado rápido, a renovação das células é afetada e aparece a comichão.
- História familiar: Alergias à alimentos, transpiração excessiva.
- Uso de shampoos alcalinos e pinturas de cabelo muito fortes.
- A falta de zinco.
- Micoses.
- Estresse.
- Exposição ao sol, a luz ultravioleta.
A caspa também pode ser sintoma de dermatite seborréica, que é uma comichão intensa com avermelhamento e as escamas são demasiado grandes. Além da cabeça, a caspa pode afetar as sobrancelhas, o nariz e as orelhas.
Conselhos:
- Lavar o cabelo como mínimo a cada 15 dias ( se puder uma vez por semana melhor ainda), porque ao lavar com mais frequência estás a eliminar as células mortas da pele evitando a acumulação destas e que sejam visíveis.
- Os melhores ingredientes caseiros para a caspa são o vinagre Branco e o limão, que contêm ácido acético que faz com que o ambiente do couro cabeludo não seja adequado para o crescimento do fungo.
- Consumir alimentos ricos em zinco, entre eles temos o peru, o porco, alho, frutos secos, chocolate, etc.
Sem comentários:
Enviar um comentário