segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

O cabelo e sua estrutura interna

O cabelo e sua estrutura interna 

O cabelo ( capillus em latim) é cada um dos pêlos que crescem no couro cabeludo. Existem em média 150.000 fios capilares em uma pessoa adulta, e crescem em média 1cm por mês, o que corresponderia a 12cm num ano. No cabelo crespo esses 12cm anuais não são tão visíveis como nos outros tipos de cabelo, porque o cabelo crespo reduz até 75% da sua longitude real.

Acima de tudo o cabelo é um pêlo. Possui a mesma estrutura que os outros pêlos do corpo humano, todos possuem queratina, porém na queratina do cabelo as células são sempre mais unidas umas as outras, dando lugar a uma queratina muito dura.

Cada um dos pêlos tem uma raíz localizada no folículo piloso (que é onde se formam) e uma haste que é a parte do pêlo que emerge do couro cabeludo.


Partes do cabelo (estrutura interna)
 O cabelo se divide em 3 partes:
Partes do cabelo


1. Cutícula: é a camada externa do fio de cabelo, que está formada por 5 a 12 placas sobrepostas. Essas placas, por sua vez, oferecem proteção de excelência ao córtex.

2. Córtex: é a região intermediária onde transformamos de todas as formas a estrutura do cabelo. O grau de resistência, elasticidade e a cor do pêlo dependem da sua estrutura. Nesta região encontramos as seguintes ligações químicas:

  • Ligação salina: ao molhar o cabelo a sua extensão é aumentada.
Cabelo molhado
                                 
  • Ligação de hidrogênio: quando transformamos temporariamente o cabelo acontece a deformação.
  • Ligação de enxofre: só é rompida através de: acção -química (ex: amônio) e a sua transformação é permanente naquele fio. 
    Pintura com amônio 
  • -E acção física (ex: aquecimento) a sua transformação é temporária.  
Agressão térmica  com a chapinha



O diâmetro do córtex é determinado em função do número de células presentes no bulbo que podem se multiplicar. A fibra do pêlo possui de 2 a 3 tipos de células do córtex. Esses tipos de células são:

Ortho córtex: tem baixa quantidade de enxofre (menos de 3%).
Para córtex: tem uma alta quantidade de enxofre  (cerca de 5%).
Meso córtex: tem grande quantidade do aminoácido cistina  (átomo de enxofre que é a composição principal da queratina).

3. Medula: é a parte principal do fio. Há fios de cabelos que não possuem medula, mas não modificada em nada a sua estrutura.  O canal da medula pode estar vazio ou preenchido com queratina esponjosa. A função dessa região ainda não foi determinada, mas existem estudos recentes que associam a medula com o primeiro instante da fase da germinação do fio onde a medula serviria como um direcionador do novo fio em direcção ao poro.

Função do cabelo no ser humano
Estética: o cabelo valoriza e dá forma ao rosto.
Proteção: funciona como isolante térmico, protegendo a cabeça das radiações solares e da abrasão mecânica.

Sem comentários:

Enviar um comentário