quarta-feira, 16 de março de 2016

O grande corte (GC)

O grande corte ou big chop (em inglês) como o próprio nome diz é fazer o corte radical, ou seja eliminar de uma só vez o cabelo danificado com tratamentos térmicos ou químicos, deixando somente o novo cabelo em crescimento.

Recomendações:

  • Fazer uma laminação com gel de gelatina para eliminar pontas(sempre sobram pontas).
  • Fazer tranças (ajudam no crescimento)
  • Fazer o tratamento com gel de aveia ( ajuda a engrossar o cabelo)
  • Fazer tratamento com óleo de palma (Elaeis oleifera), (ajuda na reconstrução capilar)


Imprescindível:

  • Conhecer o teu tipo de cabelo
  • Conhecer a porosidade do teu cabelo
  • Experimentar vários produtos
Coisas que deves saber:
  • Deves ser paciente e perseverante, muitas vezes dá vontade de desistir.
  • Cada textura é única, as vezes nos comparamos com outras crespas e queremos ter o cabelo igualzinho. Podemos comparar mas nunca querer igualar porque cada fio é um mundo.


Transição capilar

 Transição é a passagem de um estado a outro. Existem algumas meninas que querem adoptar o estilo natural mas não têm coragem de cortar e começar do zero. Então vão deixando crescer a raíz do cabelo, até atingir o crescimento desejado para cortar todas as pontas com tratamentos térmicos ou químicos; ou vão cortando pouco a pouco até eliminar completamente todo o cabelo danificado. Esse processo demora um certo tempo e se denomina Transição capilar.

Dicas para transição capilar
Tranças:
Como as tranças podem demorar um certo tempo, quando se desmacham já se nota algum crescimento. Mas ter cuidado na hora de trançar para que as tranças não estejam muito apertadas porque a tensão no couro cabeludo pode arrancar os folículos e dar origem a pequenos espaços.

Carrapitos:
São muito prácticos durante a transição, enrola-se o cabelo de noite e de manhã se desenrolam e tcharám, o teu cabelo tem cachos lindos. A única desvantagem é q tens que enrolar todas as noites e dá um pouco de trabalho.


Menos secador de cabelo e chapinha: 
Envés de passar sempre chapinha ou esticar o cabelo com o secador, podes ir pondo rolos e usar penteados de acordo aos teus gostos.

Gel e turbantes:
Como o cabelo que vai crescendo é mais crespo que o das pontas, para desfarçar as duas texturas se pode usar gel (de preferência sem álcool) e turbantes.

Coisas que deves saber:

  • Manejar o nosso cabelo é trabalhoso, e quando são duas texturas mais ainda. Pode ser uma das partes mais difíceis da jornada. O cabelo fica mais fraco, mais quebradiço e é frustrante as vezes. Mas não te desesperes quec chegarás até a tua meta.
  • Usa condicionadores que hidratam, faça máscaras caseiras com óleos naturais para garantir uma transição exitosa.

terça-feira, 15 de março de 2016

O cabelo crespo ou afro

O cabelo crespo ou afro se encontra na categoría tipo4 segundo o sistema de classificação do estilista norteamericano Andre Walker. Esse tipo de cabelo tem menos cutícula que os outros tipos de cabelo, o que significa que tem menos proteccão contra os danos causados ao pentear, lavar, escovar, alisar com chapinha ou secador.


Caraterísticas do cabelo crespo ou afro

O factor humidade: a característica principal desse tipo de cabelo é que é muito seco. Isso deve-se a que o cabelo crespo tem menos cutículas que os outros tipos de cabelo, o que faz com que a água e os óleos entrem e saiam com muita facilidade do cabelo deixando-o propenço a partir-se e a danificar-se.

O factor encolhimento: o cabelo crespo afro reduz até 75% da sua longitude real, esse factor afecta a percepção do crescimento devido a densidade e a estrutura da hebra capilar.


O factor uniformidade: por causa do factor encolhimento, o crescimento do cabelo afro visualmente não se vê uniforme. Isso se deve a que as hebras capilares não se unem entre sí para dar uma forma concreta, cada uma vai para o seu lado.


Deficiente producção de sebo: a nossa cabeça tem a capacidade de produzir naturalmente sebo apartir das glándulas cebáceas. Por causa das características da cutícula, o cabelo crespo não produz uma quantidade de sebo suficiente para lubrifica-lo até as pontas. Essa deficiência na producção de sebo é que faz com que o cabelo afro seja seco, e por ser seco é frágil e opaco.

A porosidade do cabelo



A porosidade do cabelo se refere a capacidade que o cabelo tem de absorver a humidade. É controlada pela cutícula que é a capa mais externa do cabelo e é a que determina a facilidade com que a humidade e os óleos entram ou saem do cabelo.

Para a maioria das pessoas, a porosidade é um factor genético, mas também pode ser afectada por factores externos como a exposição ao sol, aos tratamentos que usam calor e aos processos químicos.

Faremos um teste de porosidade facilíssimo que qualquer pessoa pode fazer em casa:
Retire do cabelo do teu pente, faça uma bolinha e põe num copo com água a temperatura ambiente. Espere 5 minutos e faça a leitura:
-se o cabelo flutuar tens baixa porosidade,

-se ficar no meio tens uma porosidade normal e

-se afundar tens um cabelo com alta porosidade.


Baixa porosidade

Características:
Os cabelos com baixa porosidade têm a capa da cutícula fortemente compactada. Esse tipo de cabelo é conhecido geralmente como o saudável e tem muito brilho. Os cabelos com baixa porosidade repelem a humidade quando são molhados e são muito difíceis de penetrar químicos. É propenço a sobreenriquecer-se de proteínas, o que pode deixar os seus cabelos secos.

Conselhos: 
Usar condicionadores sem proteínas; máscaras humectantes com mel ou glicerina que são humectantes naturais; óleos ( jojoba, coco, etc) que ajudam os produtos a manter a humidade no cabelo. Escolher produtos líquidos ligeiros, para não deixar o cabelo oleoso.

Porosidade normal

Características:
Os cabelos com porosidade normal absorvem suficiente humidade e não perdem demasiada. São fáceis de hidratar, mas se deve ter cuidado para que não se converta em um cabelo com alta porosidade.

Conselhos:
Usar condicionadores hidratantes; máscaras caseiras com proteínas (ovo); usar óleos na rotina diária.

Alta porosidade


Características:
Os cabelos com alta porosidade têm vazios e buracos na cutícula, o que faz com que muita humidade entre e saia do cabelo. Esse tipo de cabelo é propenço ao frizz e a embaraçar-se em climas húmidos. Coisas simples como tomar banho, nadar ou usar shampoo podem dar frizz ou partir o cabelo.

Conselhos:
Usar condicionador envés de shampoo para lavar o cabelo, lavar com shampoo somente uma vez por mês; usar finalizadores (óleos ou manteigas).

É muito importante conhecer qual é a porosidade do teu cabelo, porque esse dado te ajudará a escolher os produtos adequados para deixar o teu cabelo hidratado, suave, forte e brilhante.

sábado, 12 de março de 2016

Tipos de cabelo. Categorias

Conhecer o teu tipo de cabelo te ajudará a aceitar, manejar e cuida-lo melhor. A seguir veremos as características do cabelo encaracolado ( tipo3 ) e do cabelo crespo ( tipo4).

Tipo1: Liso



Tipo3: Encaracolado

São cabelos fáceis de pentear e também se podem alisar com um secador de cabelo. Os cachos têm forma de espiral.

Subtipos:
3a: Cachos grandes abertos, soltos e brilhantes.


3b: Cachos mais apertados que os 3a, são bem definidos, espiral mais aberta.

3c: Cachos bem enrrolados, espiral mais fechada que 3b, não são brilhantes e nem de textura leve.


Tipo4 : Crespo
O cabelo crespo afro tem menos cutículas que os outros tipos de cabelo, o que significa que tem menos proteccão contra os danos causados ao pentear, lavar, escovar, alisar com chapinha ou secador. É conhecido por reduzir até 75% da sua logitude real.


Subtipos:
4a: Quando é esticado se forma um espiral igual que o cabelo encaracolado.

4b: Ao invés de um espiral forma a letra Z, ao toque dá uma sensação parecida ao algodão ( Gossypium hirsutum L. ), os cachos são muito apertados e frágeis.

4c: Os cachos são em forma de zig-zag, são de textura esponjosa.

segunda-feira, 7 de março de 2016

Texturas. Tipos de fios de cabelo

Existem diferentes tipos de fios de cabelo, o gene responsável pela textura do fio chama-se trichohyalina. Uma variação nesse gene determina se o cabelo será liso, ondulado, cacheado ou crespo.


O cabelo cacheado ou crespo dá muita personalidade, e se já tens personalidade (que é um previlégio), então põe um pouco de atitude: ASSUME O TEU CABELO.

Eu sei que muitas crespas se refugiam no desfriso porque o nosso cabelo dá muito trabalho, mas acho que não podemos ir contrá a nossa natureza.

O nosso cabelo também é lindo e com um pouquinho de paciência e dedicação, se verá maravilhoso e tu linda por dentro e por fora.
                                                           
                                                                                                              Saudações