O cabelo crespo ou afro se encontra na categoría tipo4 segundo o sistema de classificação do estilista norteamericano Andre Walker. Esse tipo de cabelo tem menos cutícula que os outros tipos de cabelo, o que significa que tem menos proteccão contra os danos causados ao pentear, lavar, escovar, alisar com chapinha ou secador.
Caraterísticas do cabelo crespo ou afro
O factor humidade: a característica principal desse tipo de cabelo é que é muito seco. Isso deve-se a que o cabelo crespo tem menos cutículas que os outros tipos de cabelo, o que faz com que a água e os óleos entrem e saiam com muita facilidade do cabelo deixando-o propenço a partir-se e a danificar-se.
O factor encolhimento: o cabelo crespo afro reduz até 75% da sua longitude real, esse factor afecta a percepção do crescimento devido a densidade e a estrutura da hebra capilar.
O factor uniformidade: por causa do factor encolhimento, o crescimento do cabelo afro visualmente não se vê uniforme. Isso se deve a que as hebras capilares não se unem entre sí para dar uma forma concreta, cada uma vai para o seu lado.
Deficiente producção de sebo: a nossa cabeça tem a capacidade de produzir naturalmente sebo apartir das glándulas cebáceas. Por causa das características da cutícula, o cabelo crespo não produz uma quantidade de sebo suficiente para lubrifica-lo até as pontas. Essa deficiência na producção de sebo é que faz com que o cabelo afro seja seco, e por ser seco é frágil e opaco.
Sem comentários:
Enviar um comentário