segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

O couro cabeludo

O couro cabeludo

O couro cabeludo é o conjunto dos tecidos moles que cobrem o crânio. É um revestimento contínuo suave e resistente.

Está dividido em várias camadas, onde bolbos pilososos, que contêm pêlos e cabelos constituem a camada mais superficial.

 Funções do couro cabeludo:
O couro cabeludo tem o mesmo tipo de estrutura da pele e desempenha vários papéis como:

  • Barreira física 
  • Proteção imunológica 
  • Isolante térmico 


A renovação das células da pele em comparação com a renovação celular do couro cabeludo é mais lenta. Ocorrendo a cada 21 dias na pele e a cada 14 dias no couro cabeludo.

No caso do couro cabeludo, a renovação celular pode ser acelerada se houver inflamação. As células mortas são eliminadas sob a forma de escamas minúsculas e invisíveis. No entanto, em caso de inflamação e hiperdescamação, as células mortas acumulam-se e torna-se visíveis. Essas células mortas acumuladas recebem o nome de caspa.
Formação da caspa

Caspa

O cabelo e sua estrutura interna

O cabelo e sua estrutura interna 

O cabelo ( capillus em latim) é cada um dos pêlos que crescem no couro cabeludo. Existem em média 150.000 fios capilares em uma pessoa adulta, e crescem em média 1cm por mês, o que corresponderia a 12cm num ano. No cabelo crespo esses 12cm anuais não são tão visíveis como nos outros tipos de cabelo, porque o cabelo crespo reduz até 75% da sua longitude real.

Acima de tudo o cabelo é um pêlo. Possui a mesma estrutura que os outros pêlos do corpo humano, todos possuem queratina, porém na queratina do cabelo as células são sempre mais unidas umas as outras, dando lugar a uma queratina muito dura.

Cada um dos pêlos tem uma raíz localizada no folículo piloso (que é onde se formam) e uma haste que é a parte do pêlo que emerge do couro cabeludo.


Partes do cabelo (estrutura interna)
 O cabelo se divide em 3 partes:
Partes do cabelo


1. Cutícula: é a camada externa do fio de cabelo, que está formada por 5 a 12 placas sobrepostas. Essas placas, por sua vez, oferecem proteção de excelência ao córtex.

2. Córtex: é a região intermediária onde transformamos de todas as formas a estrutura do cabelo. O grau de resistência, elasticidade e a cor do pêlo dependem da sua estrutura. Nesta região encontramos as seguintes ligações químicas:

  • Ligação salina: ao molhar o cabelo a sua extensão é aumentada.
Cabelo molhado
                                 
  • Ligação de hidrogênio: quando transformamos temporariamente o cabelo acontece a deformação.
  • Ligação de enxofre: só é rompida através de: acção -química (ex: amônio) e a sua transformação é permanente naquele fio. 
    Pintura com amônio 
  • -E acção física (ex: aquecimento) a sua transformação é temporária.  
Agressão térmica  com a chapinha



O diâmetro do córtex é determinado em função do número de células presentes no bulbo que podem se multiplicar. A fibra do pêlo possui de 2 a 3 tipos de células do córtex. Esses tipos de células são:

Ortho córtex: tem baixa quantidade de enxofre (menos de 3%).
Para córtex: tem uma alta quantidade de enxofre  (cerca de 5%).
Meso córtex: tem grande quantidade do aminoácido cistina  (átomo de enxofre que é a composição principal da queratina).

3. Medula: é a parte principal do fio. Há fios de cabelos que não possuem medula, mas não modificada em nada a sua estrutura.  O canal da medula pode estar vazio ou preenchido com queratina esponjosa. A função dessa região ainda não foi determinada, mas existem estudos recentes que associam a medula com o primeiro instante da fase da germinação do fio onde a medula serviria como um direcionador do novo fio em direcção ao poro.

Função do cabelo no ser humano
Estética: o cabelo valoriza e dá forma ao rosto.
Proteção: funciona como isolante térmico, protegendo a cabeça das radiações solares e da abrasão mecânica.

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Pré-lavagem ou pre-poo

Pré-lavagem ou pre-poo


A pré-lavagem ou pre-poo é o processo que se realiza no dia anterior a lavagem do cabelo com shampoo. Se aconselha que se faça de noite para dar tempo aos ingredientes de trabalhar.

Esse processo prepara a cutícula para o lavado com shampoo, visto que ao lavar o cabelo crespo com shampoo aparece um certo frizz no cabelo. As crespas que utilizam o método co-wash ou método curly girl ( que é um método que exclui o uso do shampoo e somente se usa o condicionador), é importante que realizem o processo pre-poo ou pré-lavagem porque os seus cabelos não estão habituados ao bombardeamento do shampoo.

Os óleos são uns excelentes agentes para o pre-poo, quanto mais usares melhor será o resultado. O melhor é ir experimentando vários óleos para saber qual é o mais indicado para o teu cabelo, porque cada cabelo tem as suas necessidades.

Como fazer o pre-poo:

Quando descobrires os óleos adequados, aplica do couro as pontas. Ponha uma touca plástica e amarre um lenço para facilitar a entrada dos óleos na hebra capilar em seguida podes dormir. No dia seguinte, lava com shampoo para limpar o couro cabeludo e elimina bem qualquer resíduo de shampoo. Depois de lavar com shampoo passa o teu condicionador habitual, espera no mínimo 5 minutos e volta a lavar.

Resultado: cabelo suave e com brilho.


O óleo que eu sempre uso é o óleo de palma ( Elaeis guineensis). Para além de ser econômico o óleo de palma que também é conhecido como óleo de dendém, é rico em carotenos, antioxidantes, vitamina A e E, é um ótimo reconstrutor capilar, hidrata, nutre, proporciona brilho e combate o frizz.

Método co-wash ou curly girl

O método co-wash ou curly girl

Esse método é uma rotina de cuidado do cabelo tipo 3 e tipo 4, desenvolvido por Lorraine Massey ( experta em tratamentos para esses tipos de cabelo).



Visto que a secura é a característica principal do cabelo crespo, o uso de shampoo com sulfato ( com sal) no nosso tipo de cabelo, deixa-o mais ressecado. Então o método co-wash elimina a lavagem do cabelo com shampoo, utilizando somente o condicionador.

A essência do método co-wash é que o cabelo crespo necessita de um cuidado especial por causa da sua característica principal: a secura.

Passos para realizar o co-wash:

  • Molhar o cabelo.
  • Aplicar uma boa quantidade de condicionador  (a que achares necessária).
  • Massagear o couro cabeludo com as gemas dos dedos  (não com as unhas).
  • Deixar repousar no mínimo 5 minutos para que actue.
  • Enxaguar bem para que não sobre nenhum resíduo do condicionador no couro.
  • Finalizar com a tua rotina habitual.


Conselhos para seguir esse método com êxito:

  • Fora sulfatos: a maioria dos shampoos que usamos  contêm sulfatos que lavam profundamente o nosso cabelo e ressecam o nosso couro cabeludo maltratando-o. Tenta comprar um shampoo sem sal (sulfato). Se recomenda utilizar o shampoo com sulfato uma única vez no mês para uma limpeza profunda, mas antes deves realizar um pre-poo.

  • Fora silicone: o silicone cobre o nosso cabelo com uma capa transparente que impede que os activos saudáveis para o nosso cabelo penetrem, além disso alguns tipos de silicone só podem ser eliminados utilizando sulfato. Utiliza produtos sem silicones e os teus cabelos estarão mais saudáveis.

  • Hidratação: um cabelo sem hidratação não estará saudável, como já dissemos a secura é a principal característica, assim que deverás hidratar-lo com produtos específicos.

  • Corte: A cada 4-6 meses é recomendável cortar pontas do cabelo crespo, assim eliminarás  as pontas abertas e o teu cabelo crescerá mais saudável.

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Dermatite seborréica

Dermatite seborréica

A dermatite seborréica é uma doença cutânea inflamatória, que provoca a formação de escamas esbranquiçadas ou amareladas em áreas gordurosas como o couro cabeludo, a cara, o nariz e o interior do ouvido.


Causa principal:
Alergia ao fungo Malassezia furfur em pessoas com pouca imunidade e alta produção de sebo. A epiderme do couro cabeludo inflama e solta escamas cinzentas ( as vezes amarelas). Essa descamação se chama pitiriase.


Factores que podem contribuir no aparecimento e aceleração da dermatite seborréica: 
O estresse, climas extremos, cansaço, pele gordurosa, pouca frequência de limpeza do couro cabeludo, uso de produtos com álcool e obesidade.

Sintomas:
Aparição de escamas acinzentadas ou amareladas gordurosas.

Conselhos:

  • Usar shampoos que contenham selénio.
  • Preparar máscaras caseiras com limão e vinagre branco pois contêm ácido acético, que faz com que o ambiente do couro cabeludo não seja adequado para o crescimento do fungo Malassezia furfur.
  • Lavar o cabelo como mínimo a uma vez por semana para eliminar a descamação.
  • Deixar oxigenar o couro cabeludo, o q significa q deve dar uma pausa nas aplicações e nas tranças.

A caspa

A caspa
A caspa ( Pitiriasis simplex ou furfuraceae) é um tipo de transtorno da pele, que ocorre devido ao crescimento de bactérias ou fungos no couro cabeludo. Esta condição provoca comichão unida a formação excessiva de escamas de pele seca.



Geralmente a medida que a pele cresce, as células epidérmicas são empurradas para fora onde morrem e caem como escaminhas na cabeça. Na maioria das pessoas são demasiado pequenas para serem visíveis. Mas existem condições que podem acelerar esse processo. Normalmente nas pessoas sem caspa as células da pele morrem e são substituídas mensalmente. Já nas pessoas com caspa esse processo pode ocorrer a cada duas semanas, deixando como resultado uma acumulação de células mortas, e vêem-se manchas,  as vezes pedaços de côr cinzenta no couro cabeludo.

Causas
Uma combinação de factores originam a caspa:

  • Malassezia furfur ( Pityrosporum ovale): esse fungo se encontra naturalmente na superfície da pele tanto de pessoas saudáveis como as que têm caspa. Ele metaboliza a gordura (sebo) humana, resultando em um produto secundário que é anti-higiênico. Quando o fungo cresce demasiado  rápido, a renovação das células é afetada e aparece a comichão.




  • História familiar: Alergias à alimentos, transpiração excessiva.
  • Uso de shampoos alcalinos e pinturas de cabelo muito fortes.
  • A falta de zinco.
  • Micoses.
  • Estresse.
  • Exposição ao sol, a luz ultravioleta.

A caspa também pode ser sintoma de dermatite seborréica, que é uma comichão intensa com avermelhamento e as escamas são demasiado grandes. Além da cabeça, a caspa pode afetar as sobrancelhas, o nariz e as orelhas.

Conselhos:

  • Lavar o cabelo como mínimo a cada 15 dias ( se puder uma vez por semana melhor ainda), porque ao lavar com mais frequência estás a eliminar as células mortas da pele evitando a acumulação destas e que sejam visíveis.
  • Os melhores ingredientes caseiros para a caspa são o vinagre Branco e o limão, que contêm ácido acético que faz com que o ambiente do couro cabeludo não seja adequado para o crescimento do fungo.
  • Consumir alimentos ricos em zinco, entre eles temos o peru, o porco, alho, frutos secos, chocolate, etc.



segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Penteados de proteção

Os penteados de proteção reduzem a manipulação, os nós evitando que o cabelo se embarace, ajuda no processo de crescimento pela diminuição da rotina, evita as pontas abertas e ressecadas, protege o cabelo da agressão do sol e do frio.

Na foto acima, temos um cabelo virgem ( nunca foi desfrisado) que devido a aplicação de óleo e exposição ao sol, sofreu uma descoloração pela agressão do sol.

Vantagens

  • Terás o cabelo protegido. 
  • Pouparás tempo para te preparar e estarás sempre penteada.
  • Com um pouco de tempo e esforço terás um novo look.
Desvantagens 
  • Nos couros cabeludos frágeis e desidratados causam danos.
  • Alguns penteados e estilos podem durar o dia todo para terminar.
  • Necessitam de manutenção.

Conselhos

  • Antes de fazer o penteado protetor certifica-te:
  • Que o cabelo esteja limpo.
  • Que o couro cabeludo esteja saudável.
  • Hidratar e condicionar.
  • Aplicar um tratamento profundo para fortalecer.
  • Seja qual for o estilo principalmente se forem tranças ou extensões fio- fio, a tensão arranca os folículos pilosos, se for tissagem com costura tentar não durar mais de 60 dias ( 2 meses), porque o couro cabeludo necessita oxigenação.
  • Hidratar com o teu spray acompanhe  ( mistura de água, umas gotas do teu creme de pentear e óleo) para ir humedecendo o cabelo sempre que achares necessário, pois lembra-te que a água é o melhor amigo do cabelo crespo.
  • Paciência e dedicação.
Na foto vemos extração dos folículos pilosos causada pela tensão excessiva.





quarta-feira, 16 de março de 2016

O grande corte (GC)

O grande corte ou big chop (em inglês) como o próprio nome diz é fazer o corte radical, ou seja eliminar de uma só vez o cabelo danificado com tratamentos térmicos ou químicos, deixando somente o novo cabelo em crescimento.

Recomendações:

  • Fazer uma laminação com gel de gelatina para eliminar pontas(sempre sobram pontas).
  • Fazer tranças (ajudam no crescimento)
  • Fazer o tratamento com gel de aveia ( ajuda a engrossar o cabelo)
  • Fazer tratamento com óleo de palma (Elaeis oleifera), (ajuda na reconstrução capilar)


Imprescindível:

  • Conhecer o teu tipo de cabelo
  • Conhecer a porosidade do teu cabelo
  • Experimentar vários produtos
Coisas que deves saber:
  • Deves ser paciente e perseverante, muitas vezes dá vontade de desistir.
  • Cada textura é única, as vezes nos comparamos com outras crespas e queremos ter o cabelo igualzinho. Podemos comparar mas nunca querer igualar porque cada fio é um mundo.


Transição capilar

 Transição é a passagem de um estado a outro. Existem algumas meninas que querem adoptar o estilo natural mas não têm coragem de cortar e começar do zero. Então vão deixando crescer a raíz do cabelo, até atingir o crescimento desejado para cortar todas as pontas com tratamentos térmicos ou químicos; ou vão cortando pouco a pouco até eliminar completamente todo o cabelo danificado. Esse processo demora um certo tempo e se denomina Transição capilar.

Dicas para transição capilar
Tranças:
Como as tranças podem demorar um certo tempo, quando se desmacham já se nota algum crescimento. Mas ter cuidado na hora de trançar para que as tranças não estejam muito apertadas porque a tensão no couro cabeludo pode arrancar os folículos e dar origem a pequenos espaços.

Carrapitos:
São muito prácticos durante a transição, enrola-se o cabelo de noite e de manhã se desenrolam e tcharám, o teu cabelo tem cachos lindos. A única desvantagem é q tens que enrolar todas as noites e dá um pouco de trabalho.


Menos secador de cabelo e chapinha: 
Envés de passar sempre chapinha ou esticar o cabelo com o secador, podes ir pondo rolos e usar penteados de acordo aos teus gostos.

Gel e turbantes:
Como o cabelo que vai crescendo é mais crespo que o das pontas, para desfarçar as duas texturas se pode usar gel (de preferência sem álcool) e turbantes.

Coisas que deves saber:

  • Manejar o nosso cabelo é trabalhoso, e quando são duas texturas mais ainda. Pode ser uma das partes mais difíceis da jornada. O cabelo fica mais fraco, mais quebradiço e é frustrante as vezes. Mas não te desesperes quec chegarás até a tua meta.
  • Usa condicionadores que hidratam, faça máscaras caseiras com óleos naturais para garantir uma transição exitosa.

terça-feira, 15 de março de 2016

O cabelo crespo ou afro

O cabelo crespo ou afro se encontra na categoría tipo4 segundo o sistema de classificação do estilista norteamericano Andre Walker. Esse tipo de cabelo tem menos cutícula que os outros tipos de cabelo, o que significa que tem menos proteccão contra os danos causados ao pentear, lavar, escovar, alisar com chapinha ou secador.


Caraterísticas do cabelo crespo ou afro

O factor humidade: a característica principal desse tipo de cabelo é que é muito seco. Isso deve-se a que o cabelo crespo tem menos cutículas que os outros tipos de cabelo, o que faz com que a água e os óleos entrem e saiam com muita facilidade do cabelo deixando-o propenço a partir-se e a danificar-se.

O factor encolhimento: o cabelo crespo afro reduz até 75% da sua longitude real, esse factor afecta a percepção do crescimento devido a densidade e a estrutura da hebra capilar.


O factor uniformidade: por causa do factor encolhimento, o crescimento do cabelo afro visualmente não se vê uniforme. Isso se deve a que as hebras capilares não se unem entre sí para dar uma forma concreta, cada uma vai para o seu lado.


Deficiente producção de sebo: a nossa cabeça tem a capacidade de produzir naturalmente sebo apartir das glándulas cebáceas. Por causa das características da cutícula, o cabelo crespo não produz uma quantidade de sebo suficiente para lubrifica-lo até as pontas. Essa deficiência na producção de sebo é que faz com que o cabelo afro seja seco, e por ser seco é frágil e opaco.

A porosidade do cabelo



A porosidade do cabelo se refere a capacidade que o cabelo tem de absorver a humidade. É controlada pela cutícula que é a capa mais externa do cabelo e é a que determina a facilidade com que a humidade e os óleos entram ou saem do cabelo.

Para a maioria das pessoas, a porosidade é um factor genético, mas também pode ser afectada por factores externos como a exposição ao sol, aos tratamentos que usam calor e aos processos químicos.

Faremos um teste de porosidade facilíssimo que qualquer pessoa pode fazer em casa:
Retire do cabelo do teu pente, faça uma bolinha e põe num copo com água a temperatura ambiente. Espere 5 minutos e faça a leitura:
-se o cabelo flutuar tens baixa porosidade,

-se ficar no meio tens uma porosidade normal e

-se afundar tens um cabelo com alta porosidade.


Baixa porosidade

Características:
Os cabelos com baixa porosidade têm a capa da cutícula fortemente compactada. Esse tipo de cabelo é conhecido geralmente como o saudável e tem muito brilho. Os cabelos com baixa porosidade repelem a humidade quando são molhados e são muito difíceis de penetrar químicos. É propenço a sobreenriquecer-se de proteínas, o que pode deixar os seus cabelos secos.

Conselhos: 
Usar condicionadores sem proteínas; máscaras humectantes com mel ou glicerina que são humectantes naturais; óleos ( jojoba, coco, etc) que ajudam os produtos a manter a humidade no cabelo. Escolher produtos líquidos ligeiros, para não deixar o cabelo oleoso.

Porosidade normal

Características:
Os cabelos com porosidade normal absorvem suficiente humidade e não perdem demasiada. São fáceis de hidratar, mas se deve ter cuidado para que não se converta em um cabelo com alta porosidade.

Conselhos:
Usar condicionadores hidratantes; máscaras caseiras com proteínas (ovo); usar óleos na rotina diária.

Alta porosidade


Características:
Os cabelos com alta porosidade têm vazios e buracos na cutícula, o que faz com que muita humidade entre e saia do cabelo. Esse tipo de cabelo é propenço ao frizz e a embaraçar-se em climas húmidos. Coisas simples como tomar banho, nadar ou usar shampoo podem dar frizz ou partir o cabelo.

Conselhos:
Usar condicionador envés de shampoo para lavar o cabelo, lavar com shampoo somente uma vez por mês; usar finalizadores (óleos ou manteigas).

É muito importante conhecer qual é a porosidade do teu cabelo, porque esse dado te ajudará a escolher os produtos adequados para deixar o teu cabelo hidratado, suave, forte e brilhante.

sábado, 12 de março de 2016

Tipos de cabelo. Categorias

Conhecer o teu tipo de cabelo te ajudará a aceitar, manejar e cuida-lo melhor. A seguir veremos as características do cabelo encaracolado ( tipo3 ) e do cabelo crespo ( tipo4).

Tipo1: Liso



Tipo3: Encaracolado

São cabelos fáceis de pentear e também se podem alisar com um secador de cabelo. Os cachos têm forma de espiral.

Subtipos:
3a: Cachos grandes abertos, soltos e brilhantes.


3b: Cachos mais apertados que os 3a, são bem definidos, espiral mais aberta.

3c: Cachos bem enrrolados, espiral mais fechada que 3b, não são brilhantes e nem de textura leve.


Tipo4 : Crespo
O cabelo crespo afro tem menos cutículas que os outros tipos de cabelo, o que significa que tem menos proteccão contra os danos causados ao pentear, lavar, escovar, alisar com chapinha ou secador. É conhecido por reduzir até 75% da sua logitude real.


Subtipos:
4a: Quando é esticado se forma um espiral igual que o cabelo encaracolado.

4b: Ao invés de um espiral forma a letra Z, ao toque dá uma sensação parecida ao algodão ( Gossypium hirsutum L. ), os cachos são muito apertados e frágeis.

4c: Os cachos são em forma de zig-zag, são de textura esponjosa.